Rádio pop:

um programa radiofônico como meio de estímulo à leitura

Autores

  • Luiz Felype dos Santos Universidade Federal do Amapá - Unifap
  • Ivan Carlo Andrade de Oliveira Universidade Federal do Amapá - Unifap

Palavras-chave:

radio pop, estímulo à leitura, infotenimento

Resumo

O objeto de estudo desta pesquisa é o programa Rádio Pop, transmitido pela Rádio Universitária (96.9 FM) da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A atração radiofônica possui o quadro Literapop, que serve para indicar sinopse de livros sobre cultura popular e incentivar o público à leitura. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os pressupostos teóricos sobre a prática da leitura e como o programa Rádio Pop – com destaque para o quadro Literapop – incentiva o ouvinte a ler. O artigo de revisão da literatura emprega a metodologia de levantamento de acervo bibliográfico digital e físico para fins de comparação das informações para chegar a um resultado. Sobre as resultados, foi possível observar que o Infotenimento incentiva a leitura,
pois esse formato traduz qualquer natureza de informações, facilita o entendimento e utiliza o humor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felype dos Santos, Universidade Federal do Amapá - Unifap

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). ORCID ID: orcid.org/0000-0003-4985-2426. LATTES ID http://lattes.CNPq.br/5011267668048527. E-mail:
lfs.luizfelype@gmail.com.

Ivan Carlo Andrade de Oliveira, Universidade Federal do Amapá - Unifap

Doutor em Arte e Cultura Visual pela FAV-UFG. Professor do Curso de Bacharelado em Jornalismo da
Universidade Federal do Amapá (Unifap). ORCID ID: 0000-0002-5471-1807. LATTES ID:
http://lattes.CNPq.br/7689186601810696. E-mail: profivancarlo@gmail.com.

 

 

Referências

ADLER, Mortimer J.; VAN DOREN, Charles; SETTE-CÂMARA, Pedro. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

DEJAVITE, Fábia Angélica. INFOtenimento: informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas, 2006.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.

FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara Goulart. Como facilitar a leitura. São Paulo: Contexto, 1998.

LIMA, Cássia Helen Dias; OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de. O INFOtenimento no programa Rádio Pop: o radiojornalismo com seriedade e bom humor no Amapá. Imaginário!, João Pessoa, n. 25, p. 46-66, 2022.

LOPES, Cristiano Aguiar. Regulação da radiodifusão educativa. Brasília: Câmara dos deputados, 2011. Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/. Acesso em: Acesso em: 26 dez. 2022.

LUSTOSA, Elcias. O texto da notícia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.

MEDITSCH, Eduardo. O Rádio na era da informação – teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular, 2001.

PACHECO, Karina Soares; MACHADO, Laura de Oliveira; RODRIGUES, Anita Flexa; OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de. Rádio Pop: informação e entretenimento nas ondas do rádio. In: 42° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, evento componente do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 42., Anais [...]. Belém, 2019. Disponível em:

https://www.portalintercom.org.br/anais/norte2014/expocom/EX39-0676-1.pdf . Acesso em: 12 dez. 2022.

PACHECO, Núbia Paes. [s.n.]. Entrevista realizada em 19 de dezembro de 2022. [Entrevista concedida a] Luiz Felype dos Santos. Macapá, 2022.

RAMOS, Rebecca de Oliveira Mourão. [s.n.]. Entrevista realizada em 13 de dezembro de 2022. [Entrevista concedida a] Luiz Felype dos Santos. Macapá, 2022.

SOARES, Maria Vilani. Por que nossos alunos não gostam de ler? Educação Pública, 2022. Diponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/6/por-que-nossos-alunos-no-gostam-de-ler. Acesso em: 20 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-13

Como Citar

Santos, L. F. dos, & Oliveira, I. C. A. de. (2023). Rádio pop: : um programa radiofônico como meio de estímulo à leitura. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 4(2), 42–72. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/19786