Rádio pop:
um programa radiofônico como meio de estímulo à leitura
Palabras clave:
radio pop, estímulo à leitura, infotenimentoResumen
O objeto de estudo desta pesquisa é o programa Rádio Pop, transmitido pela Rádio Universitária (96.9 FM) da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A atração radiofônica possui o quadro Literapop, que serve para indicar sinopse de livros sobre cultura popular e incentivar o público à leitura. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os pressupostos teóricos sobre a prática da leitura e como o programa Rádio Pop – com destaque para o quadro Literapop – incentiva o ouvinte a ler. O artigo de revisão da literatura emprega a metodologia de levantamento de acervo bibliográfico digital e físico para fins de comparação das informações para chegar a um resultado. Sobre as resultados, foi possível observar que o Infotenimento incentiva a leitura,
pois esse formato traduz qualquer natureza de informações, facilita o entendimento e utiliza o humor.
Descargas
Citas
ADLER, Mortimer J.; VAN DOREN, Charles; SETTE-CÂMARA, Pedro. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
DEJAVITE, Fábia Angélica. INFOtenimento: informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas, 2006.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara Goulart. Como facilitar a leitura. São Paulo: Contexto, 1998.
LIMA, Cássia Helen Dias; OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de. O INFOtenimento no programa Rádio Pop: o radiojornalismo com seriedade e bom humor no Amapá. Imaginário!, João Pessoa, n. 25, p. 46-66, 2022.
LOPES, Cristiano Aguiar. Regulação da radiodifusão educativa. Brasília: Câmara dos deputados, 2011. Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/. Acesso em: Acesso em: 26 dez. 2022.
LUSTOSA, Elcias. O texto da notícia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.
MEDITSCH, Eduardo. O Rádio na era da informação – teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular, 2001.
PACHECO, Karina Soares; MACHADO, Laura de Oliveira; RODRIGUES, Anita Flexa; OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de. Rádio Pop: informação e entretenimento nas ondas do rádio. In: 42° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, evento componente do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 42., Anais [...]. Belém, 2019. Disponível em:
https://www.portalintercom.org.br/anais/norte2014/expocom/EX39-0676-1.pdf . Acesso em: 12 dez. 2022.
PACHECO, Núbia Paes. [s.n.]. Entrevista realizada em 19 de dezembro de 2022. [Entrevista concedida a] Luiz Felype dos Santos. Macapá, 2022.
RAMOS, Rebecca de Oliveira Mourão. [s.n.]. Entrevista realizada em 13 de dezembro de 2022. [Entrevista concedida a] Luiz Felype dos Santos. Macapá, 2022.
SOARES, Maria Vilani. Por que nossos alunos não gostam de ler? Educação Pública, 2022. Diponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/6/por-que-nossos-alunos-no-gostam-de-ler. Acesso em: 20 dez. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).