Metrópolis e Jogos Vorazes
duas distopias que fizeram história na literatura
Keywords:
distopia na literatura, leitura e identidade, intimismo na literaturaAbstract
Este artigo tem por objetivo comparar duas grandes obras da literatura: Metrópolis (1925), de Thea von Harbou, e Jogos Vorazes (2008), de Suzanne Collins, do ponto de vista do fenômeno da Leitura. As duas obras se caracterizam pela distopia, abordada com frequência na literatura do movimento futurista. O gênero distópico voltou a ganhar destaque no cinema e na literatura por volta de 2018, ano em que vários livros se tornaram produções cinematográficas de grande bilheteria mundial. Entretanto, é possível notar diferenças marcantes nessas novas produções. Foi possível observar que na atualidade temos uma crescente crítica à exploração da mídia e uma mudança na origem do medo tratada nas distopias, que antes vinha de algo externo (guerras e posicionamentos políticos) e agora é causado pelo próprio território da personagem.
Downloads
References
CÁCERES, A. 100 anos de distopia: como o pessimismo virou uma febre literária. O Estado de S. Paulo. 2019. Disponível em: https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,100-anos-de-distopia-como-o-pessimismo-virou-uma-febre-literaria,70003131748. Acesso em: 5 abr. 2021
COLLINS, S. Jogos Vorazes. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010.
FINNSSON, G. The Unexpected Popularity of Dystopian Literature: From Orwell’s Nineteen Eighty-Four and Atwood’s The Handmaid’s Tale to Suzanne Collins’ The Hunger Games Trilogy. [S.l.]: University of Iceland School of Humanities Department of English, 2016.
JACOBY, R. Imagem Imperfeita: Pensamento Utópico para uma Época Antiutópica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
MARINETTI, F. T. et al. I Manifesti del futurismo, lanciati da Marinetti. Robarts: University of Toronto, 1914.
SILVA, D. Utopia e distopia: Conceito e exemplos. Estudo Prático, 2017. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/utopia-e-distopia-conceito-e-exemplos/. Acesso em: 14 abr. 2021.
SOUZA, S. R. e. Mito e distopia em Jogos Vorazes. 2018. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/10608/1/SRS07062018.pdf. Acesso em 22 fev. 2023.
TREVISAN, J. Metrópolis, de Thea von Harbou: o sci-fi mais influente de todos os tempos. 2020. Disponível em: https://deliriumnerd.com/2020/02/18/metropolis-sci-fi-thea-von-harbou-ritz-lang-livro-filme/. Acesso em: 6 abr. 2021.
VON HARBOU, T. Metropolis. [S.l]: [s.n.], 2013. Disponível em: https://leiturasparalelas.files.wordpress.com/2013/12/metropolis-thea-von-harbou.pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.
WOLFF, C. Cinco lições de “Jogos Vorazes” para tempos difíceis. Carta Capital. 2018. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/a-redoma-de-livros/cinco-licoes-de-201cjogos-vorazes201d-para-tempos-dificeis/. Acesso em: 6 abr. 2021
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).