Quadrinhosofia

uma proposta metodológica para a classificação conceitual das histórias em quadrinhos quanto à sua abordagem filosófica

Autores/as

Palabras clave:

Filosofia Histórias em Quadrinhos, Representação Temática - HQ

Resumen

Tomando por referência a base conceitual criada pelo filósofo Matthew Lipman (1922-2010), que desenvolveu uma tipologia de textos filosófico-literários, desenvolvemos uma classificação conceitual de histórias em quadrinhos em distintas categorias, de acordo com sua proposta filosófica. A partir das quatro divisões conceituais, inicialmente propostas por Lipman, adaptamos as três primeiras ao cenário específico das HQs, suprimindo a quarta, por considerá-la inadequada para nossa proposta. Desenvolvemos então outras três categorias, possibilitando, assim, seis categorias conceituais para a classificação das histórias em quadrinhos quanto à sua abordagem filosófica: 1. Histórias em quadrinhos de filosofações; 2. Histórias em quadrinhos a partir de um ponto de vista filosófico específico; 3. Histórias em quadrinhos com perspectiva filosófica específica; 4. Comentário filosófico (análise de autor/sistema) em histórias em quadrinhos; 5. História da Filosofia em quadrinhos; e 6. Filosofia em quadrinhos.

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Biografía del autor/a

Edgar Indalecio Smaniotto, Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2012). Membro da
Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial ASPAS, do Centro de Educação Transdisciplinar
CETRANS, da Associação Brasileira de Antropologia ABA, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da
Ciência SBPC. LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/8264700030420015. 

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Publicado

2020-11-11

Cómo citar

Smaniotto, E. I. . (2020). Quadrinhosofia: uma proposta metodológica para a classificação conceitual das histórias em quadrinhos quanto à sua abordagem filosófica. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 2(2), 236–273. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/14736