Intertextualidade na Literatura Fantástica
apropriações imagéticas entre King e Tolkien
Palabras clave:
Torre Negra, Senhor dos Anéis, Intertextualidade, Processo Criativo.Resumen
O trabalho analisa os processos de intertextualidade na literatura fantástica contemporânea, a partir de um estudo de caso entre os sete volumes de The Dark Tower de Stephen King e da trilogia The Lord of the Rings do escritor sul-africano John Ronald Reuel Tolkien. Discute como se estabelece os processos de intersemiose e as apropriações imagéticas entre os autores focando em algumas semelhanças de enredo e caracterização espacial e de personagens. Problematiza a hibridização na constituição do gênero e as (re)construções de mediação entre Fantasia e Terror nas apropriações de enredo mitológico do ambiente (The Mid-World\ Middle-Heart), os signos de poder e suas representações de vilania (As Torres Negras\Mordor) e as estruturas de personalidade e ambientação limítrofe das personagens (Rei Ausente\ Rei Vermelho; o pistoleiro\andarilho; a criança\Hobbits; the Crimson King\ Olho de Sauron; Palantir\Orbes; Sociedade\Ka-tet). Finaliza propondo uma inferência sobre os limites da identidade literária destes produtos nacionalizados nos processos de intertextualidade discutindo onde estão os espaços de mimese e de (re)criação nestes gêneros literários.
Descargas
Citas
BRAGA JR, Amaro X. Plasticidade e Expressionismo em “Sandman”. Monografia. Pós-graduação (Especialização) em Artes Visuais. Recife: Faculdade SENAC, 2009.
HOUAISS. Dicionário on-line de Língua Portuguesa. 2009. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/. Acesso em: 22 jul. 2009.
KING, Francis X. O Livro Ilustrado dos Mistérios. São Paulo: Publifolha, 2001.
KING, S.. Nasce o pistoleiro, Vol.1. Roteiro: Peter David e Robin Furth. Desenhos: Jae Lee e Richard Isanove. São Paulo: SUMA, 2010.
KING, Stephen. The Drawing of the Three. London: Hodder & Stoughton, 2004c.
KING, Stephen. Sobre ter 19 anos (e algumas outras coisas). In KING, S. O Pistoleiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004a, p.09-16.
KING, Stephen. Song of Susannah London: Hodder & Stoughton, 2004g.
KING, Stephen. The Dark Tower. London: Hodder & Stoughton, 2004h.
KING, Stephen. The Gunslinger. London: Hodder & Stoughton, 2004b.
KING, Stephen. The Waste Lands. London: Hodder & Stoughton, 2004d.
KING, Stephen. Wizard and Glass. London: Hodder & Stoughton, 2004e.
KING, Stephen. Wolves of Calla. London: Hodder & Stoughton, 2004f.
MAIA, Maria Christina de Motta. Intertextualidade. Disponível em: <http://acd.ufrj.br /~pead/tema02/intertextualidade2.htm>. Acesso em 15 jul. 2009.
SOARES, Angélica. Gêneros Literário. São Paulo: Ed. Ática, 2001.
TOLKIEN, J.R.R.. The Lord of the Rings, The Fellowship of the Ring. London: Haper Collins, 2008a.
TOLKIEN, J.R.R.. The Lord of the Rings, The Return of the King. London: Haper Collins, 2008c.
TOLKIEN, J.R.R.. The Lord of the Rings, The Two Towers. London: Haper Collins, 2008b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).