Alguns processos de apropriação artística em quadrinhos
Palabras clave:
história em quadrinhos, apropriação cultural, Intersemiose das histórias em quadrinhos, pós-produção em ArtesResumen
O que acontece com citações da literatura, imagens do cinema, da história e da arte, quando são deslocadas de seus contextos originais para habitarem as páginas de uma história em
quadrinhos? Seja como cópia, como imitação ou como citação, a apropriação de referenciais culturais é peça chave dos processos criativos de uma quantidade considerável de narrativas
visuais. São inicialmente comentadas HQs desenhadas pelo autor desta escrita, com destaque para os referenciais de arte e cultura popular apropriados/citados. Embasada em conceitos como pós-produção, narrativa menor e apropriação cultural, esta discussão conta também com comentários sobre processos de alguns quadrinistas que se apropriam de personagens literários e de elementos da estética de quadrinhos produzidos em outros tempos ou lugares.
Descargas
Citas
CASSARO, M. ; AWANO, E. ; RIAMONDE, R,; VAZZIOS, A. Holy Avenger. São Paulo: Trama Editorial, 1998-2002. 32 v. ilust.
DANTON, G. Hiper-Realidade e Simulacro nos Quadrinhos: A fantástica história de Francisco Iwerten. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2019. Available at: http://marcadefantasia.com/livros/quiosque/hiperrealidade-simulacro/hiperralidade-simulacro.html. Access on: 24 ago.2021.
DANTON, G.; EDER, A. Francisco Iwerten: A biografia de uma lenda. Curitiba: Quadrinhópole, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).