A FORMAÇÃO SOCIAL DO SABER DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marcos Santos Barão de Mauá

Palavras-chave:

Saber docente, Ensino Médio, Capitalismo neoliberal

Resumo

Este artigo visa descrever a formação do saber docente durante o Ensino Médio como uma construção social formada organicamente e multifacetada em um contexto histórico específico. O objetivo central deste estudo é analisar de que modo o “saberes da docência” se manifestam através do sincretismo de múltiplos fatores correlatos a realidade concreta da escola, dos alunos e dos próprios professores. Esse intento será fundamentado através de um levantamento bibliográfica e de dados da realidade escolar brasileira. O saber docente dos professores é um amalgama que se refere a uma realidade social particular ao mesmo tempo universal que não exclui ou nega uma à outra, mas que se manifestam dialeticamente em um espaço e tempo específico.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Santos, M. (2024). A FORMAÇÃO SOCIAL DO SABER DOCENTE NO ENSINO MÉDIO. Horizontes Históricos, 8(1), 19–38. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/20070