A FORMAÇÃO SOCIAL DO SABER DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
Mots-clés :
Saber docente, Ensino Médio, Capitalismo neoliberalRésumé
Este artigo visa descrever a formação do saber docente durante o Ensino Médio como uma construção social formada organicamente e multifacetada em um contexto histórico específico. O objetivo central deste estudo é analisar de que modo o “saberes da docência” se manifestam através do sincretismo de múltiplos fatores correlatos a realidade concreta da escola, dos alunos e dos próprios professores. Esse intento será fundamentado através de um levantamento bibliográfica e de dados da realidade escolar brasileira. O saber docente dos professores é um amalgama que se refere a uma realidade social particular ao mesmo tempo universal que não exclui ou nega uma à outra, mas que se manifestam dialeticamente em um espaço e tempo específico.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Horizontes Históricos 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente do PROHIS/UFS Horizontes Históricos. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).