O LUGAR DOS DIREITOS HUMANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA:

O QUE NOS CONTAM AS IMAGENS?!

Autores

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Ensino de História, Direitos Humanos

Resumo

O presente artigo analisa o “lugar” dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos de História a partir das imagens. Para isso, nosso referencial teórico se ampara nas contribuições de Circe Bittencourt ao tratar sobre a natureza do Livro Didático e o uso das imagens, nas ideias de Luís Fernando Cerri sobre a importância da História no conhecimento histórico e nas contribuições de Giuseppe Tosi e Vera Lúcia Candau, a respeito da ideia de Direitos Humanos. Paralelamente, o presente trabalho fundamenta-se na metodologia de pesquisa do estudo bibliográfico. Conclui-se que a presença dos Direitos Humanos nas imagens analisadas do Livro Didático de História se apresenta de forma difusa, ora com imagens que contribuem para a compreensão dos Direitos Humanos, ora com representações imagéticas que correlacionam [...]

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Ramos Moura da Silva, E., & de Sousa Almeida, M. (2024). O LUGAR DOS DIREITOS HUMANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: : O QUE NOS CONTAM AS IMAGENS?!. Horizontes Históricos, 8(1), 102–130. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/21585