O LUGAR DOS DIREITOS HUMANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA:
O QUE NOS CONTAM AS IMAGENS?!
Palavras-chave:
Livros Didáticos, Ensino de História, Direitos HumanosResumo
O presente artigo analisa o “lugar” dos Direitos Humanos nos Livros Didáticos de História a partir das imagens. Para isso, nosso referencial teórico se ampara nas contribuições de Circe Bittencourt ao tratar sobre a natureza do Livro Didático e o uso das imagens, nas ideias de Luís Fernando Cerri sobre a importância da História no conhecimento histórico e nas contribuições de Giuseppe Tosi e Vera Lúcia Candau, a respeito da ideia de Direitos Humanos. Paralelamente, o presente trabalho fundamenta-se na metodologia de pesquisa do estudo bibliográfico. Conclui-se que a presença dos Direitos Humanos nas imagens analisadas do Livro Didático de História se apresenta de forma difusa, ora com imagens que contribuem para a compreensão dos Direitos Humanos, ora com representações imagéticas que correlacionam [...]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Horizontes Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente do PROHIS/UFS Horizontes Históricos. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).