A NOVA HISTÓRIA E AS NOVAS LINGUAGENS

POSSÍVEIS USOS DIDÁTICOS DA SÉRIE ANDOR (DISNEY, 2022) PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, nova hist´ória, ditadura civil-militar, Andor

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estabelecer a relação entre nova história, a partir da obra A escrita da história de Peter Burke (1992), e o ensino de história da ditadura civil-militar brasileira em sala de aula através da série Andor (Disney, 2022) e através dessa relação orientar docentes da disciplina de história sobre o uso de séries e filmes divulgados em streamings em sala de aula. Parte-se da hipótese que as novas tendências da pesquisa histórica devem acompanhar os novos métodos de ensino em sala de aula.

Biografia do Autor

Herik Eduardo Sousa Alves, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduado em História (licenciatura) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Membro do Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea (NUPEHIC), Pós-Graduando em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mestrando no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), modalidade profissional. Foi docente na rede privada de ensino básico e EJA. Tem experiência como docente e pesquisador na área de História, com ênfase nas Organizações Contrárias à Ditadura Civil-Militar Brasileira (1968-1975) e uso de mídias digitais e tecnologias assistivas no ensino de História. 

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Alves, H. (2025). A NOVA HISTÓRIA E AS NOVAS LINGUAGENS: POSSÍVEIS USOS DIDÁTICOS DA SÉRIE ANDOR (DISNEY, 2022) PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA. Horizontes Históricos, 9(2), 48–59. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/21972

Edição

Seção

Artigos Dossiê