É POSSÍVEL APRENDER HISTÓRIA NO TIKTOK?

Autores

  • Gabriel Antonio Butzen Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Tereza Maria Spyer Dulci Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)/Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0003-3891-2577

Palavras-chave:

TikTok, Educação, Ensino de História

Resumo

O artigo explora o potencial do TikTok como ferramenta educacional no ensino de História, buscando entender seu papel na ampliação do acesso e engajamento de jovens com temas históricos. Este estudo visa analisar a capacidade da plataforma para promover o aprendizado histórico e a democratização do conhecimento, ao mesmo tempo em que procura reconhecer os desafios, como desinformação e simplificação excessiva. A metodologia adotada consiste em uma revisão de literatura. Em relação ao ensino de história, categorizamos o uso do TikTok em três áreas principais: potenciais educativos, riscos e perspectivas críticas. Os resultados indicam que, apesar dos benefícios, como o engajamento de públicos diversos, a plataforma exige uma seleção qualificada para assegurar a qualidade do conteúdo histórico divulgado.

Biografia do Autor

Gabriel Antonio Butzen , Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Bolsista pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no doutorado em História no Programa de Pós-Graduação (PPGHIS) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em História no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Pós-graduado na Especialização em Ensino de História da América Latina (UNILA). Graduado em Filosofia a distância pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Graduado em História - Licenciatura na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Professor de História e Filosofia do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Professor da rede básica de educação do Estado do Paraná das disciplnas de História e Filosofia. Recebeu menção honrosa na premiação de melhor dissertação em História da Historiografia Geral pela Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (2023). Recebeu menção honrosa por projeto de Iniciação Científica em 2018.

Tereza Maria Spyer Dulci, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)/Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Bacharel/Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado e doutorado em História Social pela mesma instituição. Possui especialização em: Epistemologias do Sul, Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos, e Memórias Coletivas, Direitos Humanos e Resistência pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Pós-doutorado realizado no Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Entre 2011 e 2023, foi professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Segue vinculada a esta universidade, atuando na Especialização em Ensino de História e América Latina (EHAL), no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS). Atualmente é professora Associada do Departamento de História (DEHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência na área de História da América, com ênfase em História da América Latina Contemporânea. Vice-líder dos grupos de pesquisa do CNPQ: DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços e Descolonizando as Relações Internacionais. Editora-chefe da Revista Laje. Faz parte da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), tendo sido presidente desta última associação entre 2020 e 2022.

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Butzen , G. A., & Spyer Dulci, T. M. (2025). É POSSÍVEL APRENDER HISTÓRIA NO TIKTOK?. Horizontes Históricos, 9(2), 236–255. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/22099

Edição

Seção

Artigos Dossiê