É POSSÍVEL APRENDER HISTÓRIA NO TIKTOK?
Palavras-chave:
TikTok, Educação, Ensino de HistóriaResumo
O artigo explora o potencial do TikTok como ferramenta educacional no ensino de História, buscando entender seu papel na ampliação do acesso e engajamento de jovens com temas históricos. Este estudo visa analisar a capacidade da plataforma para promover o aprendizado histórico e a democratização do conhecimento, ao mesmo tempo em que procura reconhecer os desafios, como desinformação e simplificação excessiva. A metodologia adotada consiste em uma revisão de literatura. Em relação ao ensino de história, categorizamos o uso do TikTok em três áreas principais: potenciais educativos, riscos e perspectivas críticas. Os resultados indicam que, apesar dos benefícios, como o engajamento de públicos diversos, a plataforma exige uma seleção qualificada para assegurar a qualidade do conteúdo histórico divulgado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Horizontes Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente do PROHIS/UFS Horizontes Históricos. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).