OS DESAFIOS DA HISTÓRIA EM TEMPOS DE NEGACIONISMO

ENSINO NA PRODUÇÃO DE PODCASTS

Autores

Palavras-chave:

História Pública, Ensino de História, Podcasts

Resumo

Existe demanda por conhecimentos históricos e, com isto, têm crescido o número de iniciativas de divulgação pública na área em formatos digitais. Entretanto, enfrentamos também o problema do negacionismo que encontra público amplo. Analisamos no presente artigo como os podcasts têm crescido em relevância nas ações de combate aos negacionismo e de promoção de e-learnig por meio da aproximação com o conceito de História Pública, da análise de práticas internacionais e do relato de experiência da produção do podcast Fronteiras no Tempo. A mídia Podcasts está entrelaçada com diferentes formas de ensino e educação histórica digital e é um dos caminhos para aproximação de diferentes comunidades históricas e historiográficas com públicos amplos e variados, em diálogo umbilical com um dos aspectos centrais da História Pública.

Biografia do Autor

Marcelo de Souza Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, Minas Gerais. Foi chefe do Departamento de História da Unicentro/PR entre 2013 e 2015. Atuou como coordenador no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2014 e 2020. Atuou como coordenador do curso de História da UFTM entre 2020 e 2022. Criador e apresentador do podcast de história "Fronteiras no Tempo". Coordenador do Projeto de Extensão "Laboratório de História Pública/UFTM". Desenvolve pesquisas especialmente sobre os seguintes temas: História Brasil Colonial e Imperial, História Social do Crime, História Pública e Ensino de História

Cesar Agenor , Universidade Estadual do Centro Oeste

rofessor Adjunto B do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR). Doutor em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atua como docente-pesquisador no ensino superior desde 2004, em instituições públicas, comunitárias e privadas. Suas pesquisas de mestrado e doutorado tomaram como questão central o papel do conhecimento técnico-científico no projeto civilizatório dos homens de letras do Brasil no século XIX e os meios nos quais esses conhecimentos foram vulgarizados, a imprensa periódica. Atualmente, tem voltado suas atenções para a História Pública, com foco na divulgação do conhecimento histórico por meio de diversas mídias, com especial atenção aos Podcasts, e os impactos, possibilidades e reinvenções de novas mídias e tecnologias no Ensino de História. Desde 2014, produz o podcast Fronteiras no Tempo, dedicado a temas históricos e, a partir de 2016, passou a integrar a equipe de divulgação científica do portal Deviante

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Silva, M. de S., & Silva, C. A. F. da. (2025). OS DESAFIOS DA HISTÓRIA EM TEMPOS DE NEGACIONISMO: ENSINO NA PRODUÇÃO DE PODCASTS. Horizontes Históricos, 9(2), 103–123. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/22106

Edição

Seção

Artigos Dossiê