APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
“HISTÓRIA PÚBLICA, MÍDIAS DIGITAIS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA”
Palavras-chave:
historia publica, história, ensino, midias sociais, web 2Resumo
Temos o prazer de apresentar neste número da Revista Horizontes Históricos o dossiê “História Pública, Mídias Digitais e Perspectivas para o Ensino de História”. A proposta nasceu dos debates que aconteceram desde pelo menos 2020, quando os proponentes se envolveram nas atividades da disciplina de História Pública e Ensino de História, ministrada no curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Naquele contexto, em meio à pandemia de COVID-19, o acesso às redes sociais, mídias digitais e demais elementos da chamada Web 2.0 parecia não só mais uma opção para a promoção do conhecimento histórico, mas, sim, praticamente o único caminho para a manutenção do ensino/aprendizagem da disciplina, tanto na formação docente quanto na atuação profissional nas salas de aula do Ensino Básico no Brasil. Assim sendo, este dossiê vem colocar em evidência as reflexões que, se não começaram naquele contexto, têm se desenvolvido grandemente a partir de então.
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