APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

“HISTÓRIA PÚBLICA, MÍDIAS DIGITAIS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA”

Autores

  • Daniel Ferreira da Silva Professor de História na Rede Estadual de Educação do Paraná
  • Marcelo de Souza Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

historia publica, história, ensino, midias sociais, web 2

Resumo

Temos o prazer de apresentar neste número da Revista Horizontes Históricos o dossiê “História Pública, Mídias Digitais e Perspectivas para o Ensino de História”. A proposta nasceu dos debates que aconteceram desde pelo menos 2020, quando os proponentes se envolveram nas atividades da disciplina de História Pública e Ensino de História, ministrada no curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Naquele contexto, em meio à pandemia de COVID-19, o acesso às redes sociais, mídias digitais e demais elementos da chamada Web 2.0 parecia não só mais uma opção para a promoção do conhecimento histórico, mas, sim, praticamente o único caminho para a manutenção do ensino/aprendizagem da disciplina, tanto na formação docente quanto na atuação profissional nas salas de aula do Ensino Básico no Brasil. Assim sendo, este dossiê vem colocar em evidência as reflexões que, se não começaram naquele contexto, têm se desenvolvido grandemente a partir de então.

Biografia do Autor

Daniel Ferreira da Silva, Professor de História na Rede Estadual de Educação do Paraná

Professor de História na Rede Estadual de Educação do Paraná, mestrando em História Pública no Programa de Pós-graduação em História Pública (PPGHP) da UNESPAR. Especialista em Ciências Humanas aplicadas ao mundo do Trabalho pela UFPI e graduado em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Marcelo de Souza Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado e Bacharel em História pela Unesp/Franca, Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professor Adjunto III na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na área de História do Brasil do curso de licenciatura em História.

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Ferreira da Silva, D., & de Souza Silva, M. (2025). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: “HISTÓRIA PÚBLICA, MÍDIAS DIGITAIS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA”. Horizontes Históricos, 9(2), 7–13. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/22334

Edição

Seção

Apresentação