Teorias da Transposição Didática e Informática na criação de estratégias para a prática do professor com a utilização de tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.11893Resumo
A exploração de conteúdos da Matemática com a utilização de tecnologias digitais deveria ser considerada, há algum tempo, como uma possibilidade para o ensino e para a aprendizagem. Aspectos teóricos, metodológicos, tecnológicos e outros relacionados às dificuldades na aprendizagem de alguns conteúdos e explorados por meio das tecnologias digitais são orientadores para o desenvolvimento de uma estratégia pedagógica. Este trabalho apresenta duas propostas extraídas de pesquisas já consolidadas e que foram construídas com base em algumas teorias, em especial na Transposição Didática de Yves Chevallard e na Transposição Informática de Nicolas Balacheff. Estas teorias dão suporte para a Educação Matemática e podem servir de orientação, não só para a prática do professor, mas também para o aprimoramento de sua formação. O texto apresentado poderá ser uma alternativa pedagógica para aplicações, aprimoramento do conhecimento e do significado de conteúdos de Matemática, em contextos da prática do professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa pode copiar, distribuir, remixar, adaptar e utilizar os artigos para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja fornecida a devida atribuição aos autores e à revista. Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |