Teorias da Transposição Didática e Informática na criação de estratégias para a prática do professor com a utilização de tecnologias digitais

Teorias da Transposição Didática e Informática na criação de estratégias para a prática do professor com a utilização de tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.11893

Resumo

A exploração de conteúdos da Matemática com a utilização de tecnologias digitais deveria ser considerada, há algum tempo, como uma possibilidade para o ensino e para a aprendizagem. Aspectos teóricos, metodológicos, tecnológicos e outros relacionados às dificuldades na aprendizagem de alguns conteúdos e explorados por meio das tecnologias digitais são orientadores para o desenvolvimento de uma estratégia pedagógica. Este trabalho apresenta duas propostas extraídas de pesquisas já consolidadas e que foram construídas com base em algumas teorias, em especial na Transposição Didática de Yves Chevallard e na Transposição Informática de Nicolas Balacheff. Estas teorias dão suporte para a Educação Matemática e podem servir de orientação, não só para a prática do professor, mas também para o aprimoramento de sua formação. O texto apresentado poderá ser uma alternativa pedagógica para aplicações, aprimoramento do conhecimento e do significado de conteúdos de Matemática, em contextos da prática do professor.

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Biografia do Autor

Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, PUC-SP

Professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Abar, C. A. A. P. (2020). Teorias da Transposição Didática e Informática na criação de estratégias para a prática do professor com a utilização de tecnologias digitais. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(1), 29–45. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.11893

Edição

Seção

Educação Matemática e Tecnologias Digitais
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