ANÁLISE DE GRAVAÇÕES DE TELA SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ANÁLISE DE GRAVAÇÕES DE TELA SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Hyan da Silva Cardoso dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Flaviana dos Santos Silva
  • Marlúbia Corrêa de Paula

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i1.16106

Resumo

O debate sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional tem sido crescente, na Educação Básica. Mais, ainda, a Base Nacional Comum Curricular propõe a estruturação de Pensamento Computacional como competência a ser desenvolvida com os componentes curriculares. Tendo em vista que processos educacionais demandam instrumentos de avaliação condizentes com suas realidades didáticas, com o presente artigo, tem-se o objetivo de analisar a gravação de tela do uso do software Scratch e no jogo merge dragons, no desenvolvimento do Pensamento Computacional a partir do método de análise da imagem em movimento e da análise textual discursiva. Para tanto, desenvolve-se uma discussão sobre os aspectos de cada método e fundamenta-se uma ferramenta analítica que se articula com o ambiente de estudos que a concebe. Para além, testa-se a ferramenta numa atividade experimental desenvolvida para a resolução de problemas no software Scratch e no jogo merge dragons. Como resultado preliminar, apurou-se que, a partir do método empregado, foi possível construir categorias de análise via minucioso processo de observação de ações significativas, articulado com a resolução de problemas e a integração do software Scratch para consolidar o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica.

Palavras-chave: Análise da gravação de telas, Pensamento computacional, Software Scratch, Educação Matemática. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

da Silva Cardoso dos Santos, H., dos Santos Silva, F., & Corrêa de Paula, M. (2023). ANÁLISE DE GRAVAÇÕES DE TELA SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(1), 1–23. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i1.16106
Loading...