ANÁLISE DE GRAVAÇÕES DE TELA SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i1.16106Resumen
O debate sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional tem sido crescente, na Educação Básica. Mais, ainda, a Base Nacional Comum Curricular propõe a estruturação de Pensamento Computacional como competência a ser desenvolvida com os componentes curriculares. Tendo em vista que processos educacionais demandam instrumentos de avaliação condizentes com suas realidades didáticas, com o presente artigo, tem-se o objetivo de analisar a gravação de tela do uso do software Scratch e no jogo merge dragons, no desenvolvimento do Pensamento Computacional a partir do método de análise da imagem em movimento e da análise textual discursiva. Para tanto, desenvolve-se uma discussão sobre os aspectos de cada método e fundamenta-se uma ferramenta analítica que se articula com o ambiente de estudos que a concebe. Para além, testa-se a ferramenta numa atividade experimental desenvolvida para a resolução de problemas no software Scratch e no jogo merge dragons. Como resultado preliminar, apurou-se que, a partir do método empregado, foi possível construir categorias de análise via minucioso processo de observação de ações significativas, articulado com a resolução de problemas e a integração do software Scratch para consolidar o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica.
Palavras-chave: Análise da gravação de telas, Pensamento computacional, Software Scratch, Educação Matemática.
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