EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM PESQUISAS BRASILEIRAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO COM FOCO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (2009 – 2019)

EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM PESQUISAS BRASILEIRAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO COM FOCO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (2009 – 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i1.18001

Resumo

Neste artigo é discutido um levantamento bibliográfico, a partir de dissertações e teses sobre Educação Financeira de programas de pós-graduação das áreas de Educação e Ensino, utilizando como corpus documental trabalhos disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pesquisa foi norteada pelos pressupostos da abordagem qualitativa e a produção de dados seguiu os princípios da análise de conteúdo. O termo de busca “Educação Financeira” foi identificado no título de 107 produções datadas de 2009 até o ano de 2019, alocadas nas áreas de Educação (17 estudos) e Ensino (90 pesquisas). Os resultados permitem enfatizar a concentração de pesquisas nos últimos três anos do marco temporal, ou seja, 2017 – 2019, e em dois programas de pós-graduação, a saber: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UFJF) e Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC/SP). Dentre os temas enfatizados nos estudos e relacionados com a Educação Financeira destacamos referenciais teóricos dos modelos dos campos semânticos, educação matemática crítica e etnomatemática, além de conexões com tecnologias digitais, educação estatística e livros didáticos.

Palavras-chave: Educação Financeira; Educação Matemática; Pesquisas Stricto sensu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Cursou Ensino Médio Técnico em Móveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar, Santa Rosa). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão, com bolsa do Programa de Licenciaturas (PROLICEN), atuando em pesquisas com enfoque na formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), pesquisando na área de Educação Financeira, estudos aprofundando Álgebra Linear, trabalho de Acompanhamento Pedagógico e monitoria de Cálculo com alunos do CTISM-UFSM. Foi membro coordenador do Diretório Acadêmico do Curso de Matemática da UFSM (2018 - 2019), participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat) e Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas (EMgep). É mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, Rio Claro), com pesquisa voltada a formação de professores de Matemática com relação a Educação Financeira. É doutorando em Educação Matemática pelo mesmo programa. É membro do Grupo de Pesquisas em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) e Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM). É editor executivo do Bolema (qualis A1 em Ensino e Educação). É representante discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e membro do conselho desse mesmo programa. Atua como professor substituto do Departamento de Matemática da Unesp, Rio Claro/SP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, formação de professores, ensino de Cálculo e Álgebra Linear.

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Matemática, membro do PPGEMEF - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/ UFSM e do PPGECQVS - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde/UFSM. É pesquisadora e uma das líderes do EMgep - Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como na formação de professores que ensinam Matemática.

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graduado em Ciência da Computação pela Unesp, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Unicamp, tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá). Fez pós-doutorado na Universidade de Londres (Inglaterra), é Livre-docente em Educação Matemática pela Unesp. Atualmente é Professor Associado III da Unesp de Rio Claro, Vice-Coordenador Executivo do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3-Unesp), Coordenador Geral da Unesp do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes), Coordenador pedagógico do Curso de Especialização Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias (convênio Unesp-Univesp-CREA-SP), Coordenador de convênios entre a Unesp/Fundunesp e parceiros externos para o oferecimento de cursos em diversos níveis e membro titular da Câmara de EaD/UAB da Abruem. Foi Vice-Chefe de Departamento, Coordenador do Curso de Ciências da Computação, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD-Unesp). É Editor-chefe das Revistas BOLEMA (Boletim de Educação Matemática) e InFor - Inovação e Formação. Coordenador de projeto de cooperação internacional do Projeto Capes-PrInt-Unesp com quatro redes de pesquisa internacionais na área de Educação. Tem experiência na área de Informática na Educação, mais especificamente em Educação Matemática e Educação a Distância. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Organizou livro, possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas, entre elas, Consultor do PNLD21-MEC. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso de especialização, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos em diferentes níveis, incluindo um Pos-doc. Foi líder e membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), de 09/2003 a 04/2022. É membro do Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM) e da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). (junho de 2022)

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Berres Hartmann, A. L., Pistóia Mariani, R. de C., & Maltempi, M. V. (2023). EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM PESQUISAS BRASILEIRAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO COM FOCO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (2009 – 2019). Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(1), 45–75. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i1.18001
Loading...