EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM PESQUISAS BRASILEIRAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO COM FOCO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (2009 – 2019)
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i1.18001Résumé
Neste artigo é discutido um levantamento bibliográfico, a partir de dissertações e teses sobre Educação Financeira de programas de pós-graduação das áreas de Educação e Ensino, utilizando como corpus documental trabalhos disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pesquisa foi norteada pelos pressupostos da abordagem qualitativa e a produção de dados seguiu os princípios da análise de conteúdo. O termo de busca “Educação Financeira” foi identificado no título de 107 produções datadas de 2009 até o ano de 2019, alocadas nas áreas de Educação (17 estudos) e Ensino (90 pesquisas). Os resultados permitem enfatizar a concentração de pesquisas nos últimos três anos do marco temporal, ou seja, 2017 – 2019, e em dois programas de pós-graduação, a saber: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UFJF) e Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC/SP). Dentre os temas enfatizados nos estudos e relacionados com a Educação Financeira destacamos referenciais teóricos dos modelos dos campos semânticos, educação matemática crítica e etnomatemática, além de conexões com tecnologias digitais, educação estatística e livros didáticos.
Palavras-chave: Educação Financeira; Educação Matemática; Pesquisas Stricto sensu.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |