FINANCIAL EDUCATION IN BRAZILIAN RESEARCHES: A BIBLIOGRAPHIC SURVEY FOCUSING ON HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS (2009 - 2019)

FINANCIAL EDUCATION IN BRAZILIAN RESEARCHES: A BIBLIOGRAPHIC SURVEY FOCUSING ON HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS (2009 - 2019)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i1.18001

Abstract

This article discusses a bibliographical survey, based on dissertations and theses on Financial Education of graduate programs in the areas of Education and Teaching, using works available in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Level Personnel as a documental corpus. Superior (Capes). The research was guided by purchases of the qualitative approach and data production followed the principles of content analysis. The search term “Financial Education” was identified in the title of 107 productions dated from 2009 to 2019, allocated in the areas of Education (17 studies) and Teaching (90 surveys). The results allow emphasizing the concentration of research in the last three years of the timeframe, that is, 2017 - 2019, and in two graduate programs, namely: Graduate Program in Mathematics Education (UFJF) and Program of Studies Graduates in Mathematics Education (PUC/SP). Among the themes emphasized in the studies and related to Financial Education, we highlight theoretical references of the models of the semantic fields, critical mathematics education and ethnomathematics, in addition to connections with digital technologies, statistical education and textbooks.

Keywords: Financial Education; Mathematics Education; Sensu stricto surveys.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Cursou Ensino Médio Técnico em Móveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar, Santa Rosa). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão, com bolsa do Programa de Licenciaturas (PROLICEN), atuando em pesquisas com enfoque na formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), pesquisando na área de Educação Financeira, estudos aprofundando Álgebra Linear, trabalho de Acompanhamento Pedagógico e monitoria de Cálculo com alunos do CTISM-UFSM. Foi membro coordenador do Diretório Acadêmico do Curso de Matemática da UFSM (2018 - 2019), participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat) e Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas (EMgep). É mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, Rio Claro), com pesquisa voltada a formação de professores de Matemática com relação a Educação Financeira. É doutorando em Educação Matemática pelo mesmo programa. É membro do Grupo de Pesquisas em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) e Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM). É editor executivo do Bolema (qualis A1 em Ensino e Educação). É representante discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e membro do conselho desse mesmo programa. Atua como professor substituto do Departamento de Matemática da Unesp, Rio Claro/SP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, formação de professores, ensino de Cálculo e Álgebra Linear.

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Matemática, membro do PPGEMEF - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/ UFSM e do PPGECQVS - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde/UFSM. É pesquisadora e uma das líderes do EMgep - Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como na formação de professores que ensinam Matemática.

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graduado em Ciência da Computação pela Unesp, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Unicamp, tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá). Fez pós-doutorado na Universidade de Londres (Inglaterra), é Livre-docente em Educação Matemática pela Unesp. Atualmente é Professor Associado III da Unesp de Rio Claro, Vice-Coordenador Executivo do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3-Unesp), Coordenador Geral da Unesp do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes), Coordenador pedagógico do Curso de Especialização Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias (convênio Unesp-Univesp-CREA-SP), Coordenador de convênios entre a Unesp/Fundunesp e parceiros externos para o oferecimento de cursos em diversos níveis e membro titular da Câmara de EaD/UAB da Abruem. Foi Vice-Chefe de Departamento, Coordenador do Curso de Ciências da Computação, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD-Unesp). É Editor-chefe das Revistas BOLEMA (Boletim de Educação Matemática) e InFor - Inovação e Formação. Coordenador de projeto de cooperação internacional do Projeto Capes-PrInt-Unesp com quatro redes de pesquisa internacionais na área de Educação. Tem experiência na área de Informática na Educação, mais especificamente em Educação Matemática e Educação a Distância. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Organizou livro, possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas, entre elas, Consultor do PNLD21-MEC. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso de especialização, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos em diferentes níveis, incluindo um Pos-doc. Foi líder e membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), de 09/2003 a 04/2022. É membro do Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM) e da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). (junho de 2022)

Published

2023-02-28

How to Cite

Berres Hartmann, A. L., Pistóia Mariani, R. de C., & Maltempi, M. V. (2023). FINANCIAL EDUCATION IN BRAZILIAN RESEARCHES: A BIBLIOGRAPHIC SURVEY FOCUSING ON HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS (2009 - 2019). Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(1), 45–75. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i1.18001
Loading...