ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE MULTIPLICAÇÃO COM MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL

ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE MULTIPLICAÇÃO COM MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL

Autores

  • Thais Philipsen Grutzmann Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-6015-1546
  • Tatiana Bolivar Lebedeff Universidade Federal de Pelotas
  • Fabiane Carvalho Böhm

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345

Resumo

O presente texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral era compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. Aqui, o objetivo limita-se a descrever e analisar os resultados de três encontros realizados na pesquisa de mestrado, dentre um total de oito. O referencial teórico principal utilizado foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa-ação. A coleta de dados aconteceu em uma escola de surdos, que tem uma proposta bilíngue de ensino, no interior de um estado da região Sul do país. Participaram do estudo alunos surdos do 5º/6ºano, entre 2017 e 2018. Foram usados pratinhos e tampinhas e tabuada de botões como materiais didáticos manipuláveis nos encontros analisados. Os encontros foram filmados e a análise de vídeos foi utilizada, além do diário de campo da pesquisadora. Os principais resultados destacam que os alunos perceberam que cada elemento tem seu significado na multiplicação, que multiplicação e divisão são interdependentes e estão num mesmo campo de ação, que a multiplicação é comutativa e que o ensino da Matemática em Libras facilitou o processo.

Palavras-chave: Matemática; Multiplicação; Surdo; Teoria dos Campos Conceituais; Experiência Visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Educação Matemática.

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas

Dra. em Psicologia do Desenvolvimento

Fabiane Carvalho Böhm

Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

Grutzmann, T. P., Bolivar Lebedeff, T. ., & Carvalho Böhm, F. (2023). ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE MULTIPLICAÇÃO COM MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 309–327. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345
Loading...