(CO) CONSTRUINDO RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS INCLUSIVAS COM A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE APRENDER A ENSINAR
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18514Resumo
Este artigo refina resultados apresentados por Batista (2017) no que se refere ao envolvimento de licenciandos em Pedagogia com atividades matemáticas multimodais e às maneiras que esses licenciandos desenvolvem para compreender e compartilhar ideias matemáticas enquanto aprendem a ensinar matemática sob uma perspectiva inclusiva. A atividade, aqui retomada, explorou ideias do Sistema de Numeração Decimal e recorreu a modalidades sensoriais e expressões corporais como meios de produção e representação matemática. O artigo destaca contribuições desse tipo de atividade para o reconhecimento de diferentes maneiras de expressão e representação matemática e para o (re)estabelecimento de relações com objetos de conhecimento da matemática escolar por caminhos diferentes dos que os licenciandos estavam acostumados. Com amparo teórico em perspectivas da corporificação, buscou-se evidenciar as relações intra e interpessoais que emergiam das interações dos participantes entre si e com o objeto de conhecimento e os instrumentos matemáticos trabalhados. Os resultados indicam sentimentos de segurança, conforto e surpresa mediante aos recursos disponíveis, e sugerem que a atividade colaborou para que os participantes (re)estabelecessem as próprias relações com as ideias matemáticas exploradas e para o desenvolvimento da habilidade de estabelecer empatia com o fazer matemático dos outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Erika Batista, Lulu Healy
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |