(CO) CONSTRUINDO RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS INCLUSIVAS COM A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE APRENDER A ENSINAR

(CO) CONSTRUINDO RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS INCLUSIVAS COM A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE APRENDER A ENSINAR

Auteurs

  • Erika Batista Universidade Federal Fluminense
  • Lulu Healy

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18514

Résumé

Este artigo refina resultados apresentados por Batista (2017) no que se refere ao envolvimento de licenciandos em Pedagogia com atividades matemáticas multimodais e às maneiras que esses licenciandos desenvolvem para compreender e compartilhar ideias matemáticas enquanto aprendem a ensinar matemática sob uma perspectiva inclusiva. A atividade, aqui retomada, explorou ideias do Sistema de Numeração Decimal e recorreu a modalidades sensoriais e expressões corporais como meios de produção e representação matemática. O artigo destaca contribuições desse tipo de atividade para o reconhecimento de diferentes maneiras de expressão e representação matemática e para o (re)estabelecimento de relações com objetos de conhecimento da matemática escolar por caminhos diferentes dos que os licenciandos estavam acostumados. Com amparo teórico em perspectivas da corporificação, buscou-se evidenciar as relações intra e interpessoais que emergiam das interações dos participantes entre si e com o objeto de conhecimento e os instrumentos matemáticos trabalhados. Os resultados indicam sentimentos de segurança, conforto e surpresa mediante aos recursos disponíveis, e sugerem que a atividade colaborou para que os participantes (re)estabelecessem as próprias relações com as ideias matemáticas exploradas e para o desenvolvimento da habilidade de estabelecer empatia com o fazer matemático dos outros.

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Publiée

2023-10-20

Comment citer

Batista, E., & Lulu Healy. (2023). (CO) CONSTRUINDO RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS INCLUSIVAS COM A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE APRENDER A ENSINAR. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 46–65. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18514
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