EMPREENDEDORISMO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18518Resumo
Jovens em situação de vulnerabilidade enfrentam diversas barreiras para ingressar no mercado de trabalho, o que reforça o ciclo da pobreza no qual estão inseridos. Além dessas barreiras e dificuldades, há a questão do desinteresse dos jovens em relação ao currículo escolar formal e sua aplicabilidade em problemas reais, de forma que não reconhecem a importância do aprendizado da Matemática. Essa percepção tem gerado indiferença por parte dos jovens para com esse componente curricular, levando-os à frustração e à percepção de incapacidade para resolver problemas do cotidiano que envolvam ou dependam da Matemática. Considerando o perfil dos jovens socialmente vulneráveis, suas dificuldades e dúvidas sobre o futuro e sobre suas carreiras, esta pesquisa se insere no contexto de jovens estudantes do Ensino Médio, com foco em investigar a motivação e o engajamento desses jovens em projetos e atividades que favoreçam a aprendizagem da Matemática em um contexto prático. Nesse cenário, acompanhamos e observamos a condução de projetos de inovação e empreendedorismo, cuja aplicação desenvolveu habilidades de refletir e atuar sobre o contexto das transformações sociais, culturais e tecnológicas diante do ambiente cotidiano dos jovens, aprendendo noções de empreendedorismo e utilizando elementos de Matemática para a construção dos projetos, ressaltando o caráter de autonomia na busca por soluções, o engajamento e o interesse dos jovens.
Palavras-chave: Empreendedorismo Social, Aprendizagem de Matemática, Representações Sociais.
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