EMPREENDEDORISMO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18518Resumen
Jovens em situação de vulnerabilidade enfrentam diversas barreiras para ingressar no mercado de trabalho, o que reforça o ciclo da pobreza no qual estão inseridos. Além dessas barreiras e dificuldades, há a questão do desinteresse dos jovens em relação ao currículo escolar formal e sua aplicabilidade em problemas reais, de forma que não reconhecem a importância do aprendizado da Matemática. Essa percepção tem gerado indiferença por parte dos jovens para com esse componente curricular, levando-os à frustração e à percepção de incapacidade para resolver problemas do cotidiano que envolvam ou dependam da Matemática. Considerando o perfil dos jovens socialmente vulneráveis, suas dificuldades e dúvidas sobre o futuro e sobre suas carreiras, esta pesquisa se insere no contexto de jovens estudantes do Ensino Médio, com foco em investigar a motivação e o engajamento desses jovens em projetos e atividades que favoreçam a aprendizagem da Matemática em um contexto prático. Nesse cenário, acompanhamos e observamos a condução de projetos de inovação e empreendedorismo, cuja aplicação desenvolveu habilidades de refletir e atuar sobre o contexto das transformações sociais, culturais e tecnológicas diante do ambiente cotidiano dos jovens, aprendendo noções de empreendedorismo e utilizando elementos de Matemática para a construção dos projetos, ressaltando o caráter de autonomia na busca por soluções, o engajamento e o interesse dos jovens.
Palavras-chave: Empreendedorismo Social, Aprendizagem de Matemática, Representações Sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luis Fernando Pacheco Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |