POTENCIALIDADES DA ATIVIDADE “ADIVINHE O NÚMERO” PARA O ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

POTENCIALIDADES DA ATIVIDADE “ADIVINHE O NÚMERO” PARA O ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mateus Gianni Fonseca IFB
  • Everton Francisco Ferreira Santiago
  • Leandro Carvalho Nogueira
  • Pedro Carvalho Brom

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.19559

Resumo

Discussões sobre como desenvolver o pensamento crítico e criativo em matemática desde a Educação Básica têm ganhado cada vez mais atenção, haja vista o reconhecimento da importância deste tipo de pensamento tanto por Instituições Nacionais quanto Instituições Internacionais. Dado isso, objetivou-se nesta pesquisa analisar a produção escrita de um grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal na dinâmica ‘Adivinhe o Número’ - adaptação da dinâmica ‘Forca Numérica’, de Fonseca, Gontijo e Zanetti (2018). Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada a partir de análise quantitativa e qualitativa. Por resultados, foram encontrados indícios de desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática a partir da geração das perguntas que ora se configuravam ‘pistas’ para a adivinhação esperada; bem como, a existência de padrão que parece ser inconsciente entre a opinião e a ação dos estudantes, o que indica a necessidade do empreendimento de outras ações pedagógicas que incorporem o pensamento crítico na ação comum, rotineira, de fazer matemática.

Palavras-chave: Educação matemática; Ensino fundamental; Pensamento crítico e criativo em matemática; Adivinhe o número.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-18

Como Citar

Fonseca, M. G., Francisco Ferreira Santiago, E., Leandro Carvalho Nogueira, & Pedro Carvalho Brom. (2025). POTENCIALIDADES DA ATIVIDADE “ADIVINHE O NÚMERO” PARA O ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 10(1), 1–21. https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.19559
Loading...