POTENCIALIDADES DA ATIVIDADE “ADIVINHE O NÚMERO” PARA O ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.19559Resumo
Discussões sobre como desenvolver o pensamento crítico e criativo em matemática desde a Educação Básica têm ganhado cada vez mais atenção, haja vista o reconhecimento da importância deste tipo de pensamento tanto por Instituições Nacionais quanto Instituições Internacionais. Dado isso, objetivou-se nesta pesquisa analisar a produção escrita de um grupo de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal na dinâmica ‘Adivinhe o Número’ - adaptação da dinâmica ‘Forca Numérica’, de Fonseca, Gontijo e Zanetti (2018). Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada a partir de análise quantitativa e qualitativa. Por resultados, foram encontrados indícios de desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática a partir da geração das perguntas que ora se configuravam ‘pistas’ para a adivinhação esperada; bem como, a existência de padrão que parece ser inconsciente entre a opinião e a ação dos estudantes, o que indica a necessidade do empreendimento de outras ações pedagógicas que incorporem o pensamento crítico na ação comum, rotineira, de fazer matemática.
Palavras-chave: Educação matemática; Ensino fundamental; Pensamento crítico e criativo em matemática; Adivinhe o número.
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