ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA OFERTADOS PELOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL

ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA OFERTADOS PELOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL

Autores

  • Cacilda Angélica José Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus são Paulo
  • Enio Freire de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo , Campus de Presidente Epitácio - IFSP/PEP http://orcid.org/0000-0003-0395-4689

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19937

Resumo

Neste artigo, apresentam-se os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo, que teve como objetivo mapear, descrever e analisar como são organizados os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática que se adequaram à Resolução CNE/CP n.º 02/2015, ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) das regiões Sudeste e Sul. No decorrer do processo de constituição do corpus, formado por 39 PPC, foram identificados aproximações e distanciamentos entre as diversas estruturas, organizações e concepções a respeito do ECS presentes nesses documentos. No processo de análise, procurou-se evidenciar e discutir aspectos relativos às articulações do ECS presentes nos cursos analisados e as possíveis características dessa ação desenvolvida no âmbito de uma instituição com as especificidades dos IF. Entre os resultados, foi possível perceber sinais de criatividade na implementação de ações para viabilizar a orientação e a realização do ECS, bem como reconhecer, no âmbito dos IF das regiões Sudeste e Sul, uma característica sinalizada por outros autores: um movimento que pode ser compreendido como uma ação de resistência à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais mais recentes.

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Mapeamento. Institutos Federais. Regiões Sudeste e Sul. Projeto Pedagógico de Licenciatura em Matemática.

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Biografia do Autor

Cacilda Angélica José Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus são Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Atua como Pedagoga na Coordenadoria de Integração Escola-Empresa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO)

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Alves, C., & Freire de Paula, E. (2024). ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA OFERTADOS PELOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(4), 61–89. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19937
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