ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA OFERTADOS PELOS INSTITUTOS FEDERAIS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19937Resumen
Neste artigo, apresentam-se os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo, que teve como objetivo mapear, descrever e analisar como são organizados os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática que se adequaram à Resolução CNE/CP n.º 02/2015, ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) das regiões Sudeste e Sul. No decorrer do processo de constituição do corpus, formado por 39 PPC, foram identificados aproximações e distanciamentos entre as diversas estruturas, organizações e concepções a respeito do ECS presentes nesses documentos. No processo de análise, procurou-se evidenciar e discutir aspectos relativos às articulações do ECS presentes nos cursos analisados e as possíveis características dessa ação desenvolvida no âmbito de uma instituição com as especificidades dos IF. Entre os resultados, foi possível perceber sinais de criatividade na implementação de ações para viabilizar a orientação e a realização do ECS, bem como reconhecer, no âmbito dos IF das regiões Sudeste e Sul, uma característica sinalizada por outros autores: um movimento que pode ser compreendido como uma ação de resistência à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais mais recentes.
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Mapeamento. Institutos Federais. Regiões Sudeste e Sul. Projeto Pedagógico de Licenciatura em Matemática.
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