DESENHO DIDÁTICO, PARA O ENSINO A DISTÂNCIA, DO CONCEITO DE MEDIDA NO AMBIENTE MOODLE
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.19950Resumo
A discussão acerca da Educação a Distância ganhou maior proporção com a inserção abrupta das tecnologias digitais em todos os níveis de ensino, ocasionada pela pandemia de COVID-19, em 2020. Expressando desenho, linguagens e recursos educacionais e tecnológicos próprios, destaca-se a Educação a Distância do Laboratório MultiMeios, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, que se consolida há mais de 20 anos. O ensino do conceito de Medida, nessa proposta de Educação a Distância, é um tema pouco explorado, além de que esse conceito é usualmente abordado sem situações que possam ser generalizadas. Em vista disso, o objetivo é delinear um desenho didático, para o ensino a distância, do conceito de Medida, constituído no Moodle. O estudo se classifica como exploratório, sendo realizado um estudo de caso. Pelo fato de se aplicar a Educação a Distância estruturada na Sequência Fedathi, observou-se que a escolha das ferramentas nos ambientes virtuais deve levar em consideração, principalmente, a interação, e que é preciso abrir espaço, ao máximo possível, para os alunos falarem. Concluiu-se que o conteúdo deve ser reorganizado para que a parte conceitual, a essência do conteúdo, seja trabalhada à extensão do curso, como consequência da Situação Generalizável tomada.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Medida. Educação a Distância. Sequência Fedathi.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Maria Almeida do Carmo, Herminio Borges Neto, Gilberto Santos Cerqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa pode copiar, distribuir, remixar, adaptar e utilizar os artigos para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja fornecida a devida atribuição aos autores e à revista. Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |