DESENHO DIDÁTICO, PARA O ENSINO A DISTÂNCIA, DO CONCEITO DE MEDIDA NO AMBIENTE MOODLE

DESENHO DIDÁTICO, PARA O ENSINO A DISTÂNCIA, DO CONCEITO DE MEDIDA NO AMBIENTE MOODLE

Autores

  • Fernanda Maria Almeida do Carmo Universidade Federal do Ceará
  • Herminio Borges Neto Universidade Federal do Ceará
  • Gilberto Santos Cerqueira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.19950

Resumo

A discussão acerca da Educação a Distância ganhou maior proporção com a inserção abrupta das tecnologias digitais em todos os níveis de ensino, ocasionada pela pandemia de COVID-19, em 2020. Expressando desenho, linguagens e recursos educacionais e tecnológicos próprios, destaca-se a Educação a Distância do Laboratório MultiMeios, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, que se consolida há mais de 20 anos. O ensino do conceito de Medida, nessa proposta de Educação a Distância, é um tema pouco explorado, além de que esse conceito é usualmente abordado sem situações que possam ser generalizadas. Em vista disso, o objetivo é delinear um desenho didático, para o ensino a distância, do conceito de Medida, constituído no Moodle. O estudo se classifica como exploratório, sendo realizado um estudo de caso. Pelo fato de se aplicar a Educação a Distância estruturada na Sequência Fedathi, observou-se que a escolha das ferramentas nos ambientes virtuais deve levar em consideração, principalmente, a interação, e que é preciso abrir espaço, ao máximo possível, para os alunos falarem. Concluiu-se que o conteúdo deve ser reorganizado para que a parte conceitual, a essência do conteúdo, seja trabalhada à extensão do curso, como consequência da Situação Generalizável tomada.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Medida. Educação a Distância. Sequência Fedathi.

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Publicado

2025-04-18

Como Citar

Carmo, F. M. A. do, Borges Neto, H., & Cerqueira, G. S. (2025). DESENHO DIDÁTICO, PARA O ENSINO A DISTÂNCIA, DO CONCEITO DE MEDIDA NO AMBIENTE MOODLE. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 10(1), 22–43. https://doi.org/10.34179/revisem.v10i1.19950
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