INTER-RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E MATEMÁTICA: “O ENIGMA DO BICHANO” E O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA OS ANOS INICIAIS

INTER-RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E MATEMÁTICA: “O ENIGMA DO BICHANO” E O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA OS ANOS INICIAIS

Autores

  • Priscila Lanes Escola Estadual Borges do Canto (São Vicente do Sul - RS)
  • Rafael Montoito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Aline Vieira da Cunha https://orcid.org/0000-0002-3392-4942

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20120

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e comentar uma escrita literária, elaborada para o ensino de álgebra nos anos iniciais. A obra “O enigma do bichano”, criada aos moldes de um livro paradidático, é, na verdade, parte constituinte da escrita de uma dissertação. Ao se utilizar de um processo de escrita criativa para se comunicar uma pesquisa acadêmica, problematiza-se as fronteiras entre esses dois diferentes tipos de escrita, ao mesmo tempo em que se aposta na comunhão de aspectos subjetivos e objetivos tanto do pesquisador que a escreve quanto do leitor que deseja pensar sobre o conteúdo escrito. Deste modo, “O enigma do bichano” se impõe, frente à tradicional escrita acadêmica, como uma “literatura menor”, no sentido cunhado por Deleuze e Guattari.

Palavras-chave: Literatura e matemática; Ensino de álgebra; O enigma do bichano; Paradidático; Literatura menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Lanes, Escola Estadual Borges do Canto (São Vicente do Sul - RS)

Mestre em Educação Matemática (Universidade Federal de Pelotas - RS)

Professora na Escola Estadual Borges do Canto (São Vicente do Sul - RS)

Aline Vieira da Cunha, https://orcid.org/0000-0002-3392-4942

Licenciada em Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas - RS)

Mestra em Educação (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Pelotas - RS)

Professora na Escola Machado de Assis (Pelotas - RS)

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Lanes, P., Montoito, R., & Vieira da Cunha, A. (2024). INTER-RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E MATEMÁTICA: “O ENIGMA DO BICHANO” E O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA OS ANOS INICIAIS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(4), 131–151. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20120
Loading...