INTER-RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E MATEMÁTICA: “O ENIGMA DO BICHANO” E O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA OS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.20120Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar e comentar uma escrita literária, elaborada para o ensino de álgebra nos anos iniciais. A obra “O enigma do bichano”, criada aos moldes de um livro paradidático, é, na verdade, parte constituinte da escrita de uma dissertação. Ao se utilizar de um processo de escrita criativa para se comunicar uma pesquisa acadêmica, problematiza-se as fronteiras entre esses dois diferentes tipos de escrita, ao mesmo tempo em que se aposta na comunhão de aspectos subjetivos e objetivos tanto do pesquisador que a escreve quanto do leitor que deseja pensar sobre o conteúdo escrito. Deste modo, “O enigma do bichano” se impõe, frente à tradicional escrita acadêmica, como uma “literatura menor”, no sentido cunhado por Deleuze e Guattari.
Palavras-chave: Literatura e matemática; Ensino de álgebra; O enigma do bichano; Paradidático; Literatura menor.
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