A PROVA POSTA À PROVA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA AVALIATIVA EM UMA DISCIPLINA DE ANÁLISE REAL
reflexiones desde una experiencia evaluativa en una disciplina de Análisis Real.
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20695Resumo
O presente trabalho busca problematizar o sentido do tradicional dueto composto por aulas expositivas ministradas pelo professor e provas escritas, não raramente adotado em disciplinas de matemática em cursos de formação de professores. Nesse âmbito, discutimos e analisamos a percepção de dez futuros professores de matemática acerca de uma experiência realizada em uma turma da disciplina de Análise Real, na qual se optou pela apresentação de seminários e produção de vídeos pedagógicos pelos estudantes como instrumento avaliativo. Ao final do semestre, os estudantes foram convidados a manifestar as suas percepções quanto à experiência por meio de um questionário com questões abertas. A partir da análise das respostas, emergiram dois eixos principais de análise, sendo o primeiro deles relacionado à dinâmica dos encontros, e o segundo diz respeito à produção dos vídeos pedagógicos pelos estudantes. Os resultados indicam que a iniciativa foi avaliada positivamente pelo grupo e configurou um espaço de reflexão da diversidade de instrumentos avaliativos na área de matemática. Ao realocar, redistribuir e redimensionar o processo avaliativo, a experiência oportunizou questionar o sentido das práticas tradicionalmente estabelecidas em disciplinas da área matemática, integrando elementos formativos e outros comumente esperados de uma disciplina teórica e fortemente identificada com a área de matemática pura.
Palavras-chave: Formação de professores; Avaliação em matemática; Vídeos pedagógicos.
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