A PROVA POSTA À PROVA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA AVALIATIVA EM UMA DISCIPLINA DE ANÁLISE REAL: reflexiones desde una experiencia evaluativa en una disciplina de Análisis Real.

A PROVA POSTA À PROVA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA AVALIATIVA EM UMA DISCIPLINA DE ANÁLISE REAL

reflexiones desde una experiencia evaluativa en una disciplina de Análisis Real.

Autores

  • Cícero Nachtigall Universidade Federal de Pelotas
  • Carla Denize Ott Felcher Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Vinholes Lopes Universidade Federal de Pelotas
  • Gleisson Couto de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20695

Resumo

O presente trabalho busca problematizar o sentido do tradicional dueto composto por aulas expositivas ministradas pelo professor e provas escritas, não raramente adotado em disciplinas de matemática em cursos de formação de professores. Nesse âmbito, discutimos e analisamos a percepção de dez futuros professores de matemática acerca de uma experiência realizada em uma turma da disciplina de Análise Real, na qual se optou pela apresentação de seminários e produção de vídeos pedagógicos pelos estudantes como instrumento avaliativo. Ao final do semestre, os estudantes foram convidados a manifestar as suas percepções quanto à experiência por meio de um questionário com questões abertas. A partir da análise das respostas, emergiram dois eixos principais de análise, sendo o primeiro deles relacionado à dinâmica dos encontros, e o segundo diz respeito à produção dos vídeos pedagógicos pelos estudantes. Os resultados indicam que a iniciativa foi avaliada positivamente pelo grupo e configurou um espaço de reflexão da diversidade de instrumentos avaliativos na área de matemática. Ao realocar, redistribuir e redimensionar o processo avaliativo, a experiência oportunizou questionar o sentido das práticas tradicionalmente estabelecidas em disciplinas da área matemática, integrando elementos formativos e outros comumente esperados de uma disciplina teórica e fortemente identificada com a área de matemática pura.

Palavras-chave: Formação de professores; Avaliação em matemática; Vídeos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Nachtigall, C., Felcher, C. D. O., Lopes , B. V., & Oliveira, G. C. de. (2024). A PROVA POSTA À PROVA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA AVALIATIVA EM UMA DISCIPLINA DE ANÁLISE REAL: reflexiones desde una experiencia evaluativa en una disciplina de Análisis Real. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 61–81. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20695
Loading...