AVALIAÇÃO AMPLIATIVA: UMA CONCEPÇÃO CENTRADA NO ALUNO

AVALIAÇÃO AMPLIATIVA: UMA CONCEPÇÃO CENTRADA NO ALUNO

Autores

  • Graça Peraça Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas
  • Rafael Montoito Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20715

Resumo

Apresentamos uma concepção avaliativa, denominada de Avaliação Ampliativa, para acompanhamento de métodos de ensino e aprendizagem centrados no aluno. O método avaliativo proposto é resultado de uma pesquisa de doutorado em processo de finalização. A exemplo de aplicação de nossa proposta, utilizamos o processo de produção de vídeos estudantis de matemática. O artigo, dividido em três blocos principais, abrange, resumidamente, a teoria de Carl Rogers, sobre ensino e aprendizagem centrados no aluno; os resultados de uma análise das narrativas (linguagem audiovisual) utilizadas em vídeos estudantis de matemática; um resumo das concepções avaliativas presentes nas pesquisas de José Moran (as quais utilizamos como embasamento teórico para a proposta de nosso método avaliativo) e um passo a passo de como utilizar o método proposto na atividade de produção de vídeos estudantis. Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, levou-nos a concluir que a Avaliação Ampliativa, realizada e proporcionada por meio do uso intencional e pedagógico dos vídeos estudantis como estratégia de ensino e aprendizagem, tem o potencial de influenciar a forma como o aluno aprende e fortalece os vínculos entre os alunos e entre aluno e professor.

Palavras-chave: Avaliação; Avaliação Ampliativa; Vídeos estudantis; Ensino e aprendizagem centrados no aluno.

Downloads

Biografia do Autor

Graça Peraça, Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas

Licenciada em Matemática pela UFPel (2002); especialista em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, pela FURG (2004); mestre em Engenharia Oceânica, pela FURG (2009); e doutoranda do Programa de Pós-Graduação – DPET – do IFSul Campus Pelotas.  Estuda o processo de produção de videoaulas estudantis como metodologia ativa no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, e desenvolve uma proposta de avaliação ampliativa para o acompanhamento da criação dos vídeos.

Desde 2009, é professora efetiva do IFSul, Campus Pelotas, onde atua na Coordenadoria de Matemática e no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados.

Rafael Montoito, Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas

Licenciado em Matemática (2001) e em Filosofia (2023), pela UFPel; especialista em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, pela FURG (2004); mestre em Ciências Sociais Aplicadas, pela UFRN (2007); doutor em Educação para a Ciência, pela USP (2013); pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra, 2016).

Desde 2010, é professor efetivo no IFSul, Campus Pelotas, onde atua na Coordenadoria de Matemática, no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e no Programa de Pós-graduação em Educação; é colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEMAT, UFPel); e líder do GENEP – Grupo de Estudos em Narrativas e Educação na Pós-modernidade.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Peraça, G., & Montoito, R. (2024). AVALIAÇÃO AMPLIATIVA: UMA CONCEPÇÃO CENTRADA NO ALUNO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 38–60. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20715
Loading...