AVALIAÇÃO AMPLIATIVA: UMA CONCEPÇÃO CENTRADA NO ALUNO
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20715Résumé
Apresentamos uma concepção avaliativa, denominada de Avaliação Ampliativa, para acompanhamento de métodos de ensino e aprendizagem centrados no aluno. O método avaliativo proposto é resultado de uma pesquisa de doutorado em processo de finalização. A exemplo de aplicação de nossa proposta, utilizamos o processo de produção de vídeos estudantis de matemática. O artigo, dividido em três blocos principais, abrange, resumidamente, a teoria de Carl Rogers, sobre ensino e aprendizagem centrados no aluno; os resultados de uma análise das narrativas (linguagem audiovisual) utilizadas em vídeos estudantis de matemática; um resumo das concepções avaliativas presentes nas pesquisas de José Moran (as quais utilizamos como embasamento teórico para a proposta de nosso método avaliativo) e um passo a passo de como utilizar o método proposto na atividade de produção de vídeos estudantis. Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, levou-nos a concluir que a Avaliação Ampliativa, realizada e proporcionada por meio do uso intencional e pedagógico dos vídeos estudantis como estratégia de ensino e aprendizagem, tem o potencial de influenciar a forma como o aluno aprende e fortalece os vínculos entre os alunos e entre aluno e professor.
Palavras-chave: Avaliação; Avaliação Ampliativa; Vídeos estudantis; Ensino e aprendizagem centrados no aluno.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Graça Peraça, Rafael Montoito 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |