METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20726Resumo
Diante das constantes mudanças no campo da educação, este artigo objetiva descrever a elaboração de uma abordagem de Metodologia Ativa de Aprendizagem (MAA), como recurso didático e avaliativo na formação inicial de professores, com foco na Educação Básica. Para essa descrição, optamos pela Análise Textual Discursiva e o corpus textual consiste nas respostas de um questionário Google Forms aplicado após a implementação da MAA, em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática em uma universidade do Sul da Bahia. Os resultados revelam que os licenciandos percebem o potencial da MAA como uma prática viável de ser aplicada na Educação Básica, reconhecendo que essa dinâmica pode proporcionar aos alunos uma nova perspectiva sobre a escola, o papel do professor e os conteúdos matemáticos. Dentre os desafios identificados, o principal foi a gestão do tempo, pois os professores da Educação Básica geralmente enfrentam limitações para desenvolver atividades semelhantes à MAA devido à carga horária e demandas adicionais do currículo escolar. Concluímos que a implementação de práticas diferenciadas como esta pode encontrar obstáculos iniciais. No entanto, os professores devem estar dispostos a fazer adaptações ao longo do processo para que alcancem resultados positivos.
Palavras-chave: História da Matemática. Educação Básica. Formação Inicial de Professores. Metodologia Ativa de Aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Juliana Farias Silva, Marlúbia Corrêa de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |