METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Maria Juliana Farias Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marlúbia Corrêa de Paula Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20726

Resumo

Diante das constantes mudanças no campo da educação, este artigo objetiva descrever a elaboração de uma abordagem de Metodologia Ativa de Aprendizagem (MAA), como recurso didático e avaliativo na formação inicial de professores, com foco na Educação Básica. Para essa descrição, optamos pela Análise Textual Discursiva e o corpus textual consiste nas respostas de um questionário Google Forms aplicado após a implementação da MAA, em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática em uma universidade do Sul da Bahia. Os resultados revelam que os licenciandos percebem o potencial da MAA como uma prática viável de ser aplicada na Educação Básica, reconhecendo que essa dinâmica pode proporcionar aos alunos uma nova perspectiva sobre a escola, o papel do professor e os conteúdos matemáticos. Dentre os desafios identificados, o principal foi a gestão do tempo, pois os professores da Educação Básica geralmente enfrentam limitações para desenvolver atividades semelhantes à MAA devido à carga horária e demandas adicionais do currículo escolar. Concluímos que a implementação de práticas diferenciadas como esta pode encontrar obstáculos iniciais. No entanto, os professores devem estar dispostos a fazer adaptações ao longo do processo para que alcancem resultados positivos.

Palavras-chave: História da Matemática. Educação Básica. Formação Inicial de Professores. Metodologia Ativa de Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Farias Silva, M. J., & Corrêa de Paula , M. (2024). METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 325 – 346. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20726
Loading...