METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20726Résumé
Diante das constantes mudanças no campo da educação, este artigo objetiva descrever a elaboração de uma abordagem de Metodologia Ativa de Aprendizagem (MAA), como recurso didático e avaliativo na formação inicial de professores, com foco na Educação Básica. Para essa descrição, optamos pela Análise Textual Discursiva e o corpus textual consiste nas respostas de um questionário Google Forms aplicado após a implementação da MAA, em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática em uma universidade do Sul da Bahia. Os resultados revelam que os licenciandos percebem o potencial da MAA como uma prática viável de ser aplicada na Educação Básica, reconhecendo que essa dinâmica pode proporcionar aos alunos uma nova perspectiva sobre a escola, o papel do professor e os conteúdos matemáticos. Dentre os desafios identificados, o principal foi a gestão do tempo, pois os professores da Educação Básica geralmente enfrentam limitações para desenvolver atividades semelhantes à MAA devido à carga horária e demandas adicionais do currículo escolar. Concluímos que a implementação de práticas diferenciadas como esta pode encontrar obstáculos iniciais. No entanto, os professores devem estar dispostos a fazer adaptações ao longo do processo para que alcancem resultados positivos.
Palavras-chave: História da Matemática. Educação Básica. Formação Inicial de Professores. Metodologia Ativa de Aprendizagem.
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(c) Tous droits réservés Maria Juliana Farias Silva, Marlúbia Corrêa de Paula 2024
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