Construções das situações didáticas e sua conexão a engenharia didática com a utilização do software Geogebra no Spaece
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12198Abstract
O presente artigo tem como objetivo uma estruturação das sessões didáticas com base na análise preliminar e na análise a priori da Engenharia Didática (metodologia de pesquisa) para a construção das sessões didáticas sobre a orientação da Teoria das Situações Didáticas (metodologia de ensino) para uma futura aplicação na fase de experimentação como propõe essa metodologia de pesquisa. Neste sentido, ressaltamos a importância e as contribuições dessas duas junções de metodologias utilizadas para a didática da matemática. Este trabalho foi um recorte de uma dissertação em andamento do Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que exemplifica um quadro teórico para uma aplicação da Teoria das Situações Didáticas com situações-problema de Geometria Analítica adaptadas do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), com ênfase na visualização do software GeoGebra, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos assuntos matemáticos, sendo uma ferramenta valiosa para fortalecer a aplicação das sessões didáticas com mais eficácia no ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: GeoGebra. Teoria das Situações Didáticas. Situações didáticas. Engenharia Didática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |