THE TEACHING OF MATHEMATICS IN THE HORIZON OF INTEGRAL EDUCATION: REFLECTIONS ON TUTORED STUDY PLANS IN MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19154Abstract
Durante o período da pandemia, o governo de Minas Gerais utilizou os Planos de Estudos Tutorados (PET) para continuidade das aulas nas escolas. Assim, a fim de compreender esse período, o objetivo deste artigo é investigar concepções sobre o Ensino de Matemática na perspectiva da Educação Integral e(m) tempo integral no PET. Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa, na qual nos valemos de duas técnicas principais: análise documental e entrevista semiestruturada. Os procedimentos metodológicos foram: análise de 16 PET destinados às escolas de tempo regular e três às de tempo integral; entrevista com dois professores de Matemática. Acrescenta-se que o estudo se ancorou em autores(as) do Ensino de Matemática e da Educação Integral. Como resultados, notamos que os PET evidenciam características da tendência tecnicista e da tendência formalista clássica, predominando uma visão de Ensino de Matemática focada em aquisição de habilidades. Nota-se ainda um foco no desenvolvimento individual favorecedor da reprodução de desigualdades. Ademais, o documento não só apresenta falta de padrão sobre a quantidade - e ausência de fundamentação para justificar o desenvolvimento das habilidades recomendadas - como também não específica as diferenças pretendidas na abordagem de Matemática em escolas de tempo integral e nas de tempo regular.
Palavras-chave: Educação Matemática, Plano de Estudo Tutorado, Educação Integral, Tempo Integral, Pandemia de COVID-19.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ana Flávia Siqueira Pinto Dias, André Augusto Deodato
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |