O ENSINO DE MATEMÁTICA NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: REFLEXÕES SOBRE OS PLANOS DE ESTUDO TUTORADOS DE MINAS GERAIS
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19154Résumé
Durante o período da pandemia, o governo de Minas Gerais utilizou os Planos de Estudos Tutorados (PET) para continuidade das aulas nas escolas. Assim, a fim de compreender esse período, o objetivo deste artigo é investigar concepções sobre o Ensino de Matemática na perspectiva da Educação Integral e(m) tempo integral no PET. Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa, na qual nos valemos de duas técnicas principais: análise documental e entrevista semiestruturada. Os procedimentos metodológicos foram: análise de 16 PET destinados às escolas de tempo regular e três às de tempo integral; entrevista com dois professores de Matemática. Acrescenta-se que o estudo se ancorou em autores(as) do Ensino de Matemática e da Educação Integral. Como resultados, notamos que os PET evidenciam características da tendência tecnicista e da tendência formalista clássica, predominando uma visão de Ensino de Matemática focada em aquisição de habilidades. Nota-se ainda um foco no desenvolvimento individual favorecedor da reprodução de desigualdades. Ademais, o documento não só apresenta falta de padrão sobre a quantidade - e ausência de fundamentação para justificar o desenvolvimento das habilidades recomendadas - como também não específica as diferenças pretendidas na abordagem de Matemática em escolas de tempo integral e nas de tempo regular.
Palavras-chave: Educação Matemática, Plano de Estudo Tutorado, Educação Integral, Tempo Integral, Pandemia de COVID-19.
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(c) Tous droits réservés Ana Flávia Siqueira Pinto Dias, André Augusto Deodato 2024
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