A história como facilitadora para o ensino e aprendizagem de frações

A história como facilitadora para o ensino e aprendizagem de frações

Authors

  • Luciane Führ Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9564

Abstract

No presente trabalho abordamos como a história da matemática pode auxiliar no ensino e aprendizagem de frações. A partir de uma pesquisa bibliográfica, exploramos a utilização da história da matemática em sala de aula, analisamos as principais dificuldades enfrentadas na compreensão da teoria e prática relacionadas às frações e buscamos mostrar que a história da matemática pode ser uma aliada no ensino desse conteúdo. O surgimento das frações está diretamente ligado à prática humana, o que pode motivar o interesse dos alunos e instigar sua curiosidade para aprofundar seus conhecimentos acerca do assunto. Hoje em dia as frações não aparecem tão explicitamente no cotidiano, porém elas estão intrinsecamente relacionadas a muitas atividades que influenciam diretamente a vida da humanidade. A história da matemática aparece em defesa de um estudo diferenciado, que torne a matemática mais interessante, curiosa, divertida e de mais fácil compreensão. Com a apresentação dos fatos que motivaram o surgimento e estudo dos conteúdos, especificamente das frações no caso deste texto, os alunos podem perceber que a matemática se desenvolveu para facilitar a vida do ser humano, sendo assim até hoje.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-04-27

How to Cite

Führ, L. (2019). A história como facilitadora para o ensino e aprendizagem de frações. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(1), 52–67. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9564
Loading...