Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais

Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais

Autores/as

  • Paulo César Freire Centro Nacional de Educação
  • Rosana Nogueira de Lima Universidade Anhanguera de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.10271

Resumen

Neste artigo, temos por objetivo analisar as características formais presentes no trabalho desses alunos com duas questões: uma envolvendo o subconstruto parte-todo, outra envolvendo o subconstruto medida, de forma a compreender como essas características influenciaram a resolução das questões. Para isso, elaboramos e aplicamos um questionário antes e depois de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental tivessem aprendido números racionais na forma fracionária com o professor de Matemática. Os dados coletados foram analisados à luz dos Três Mundos da Matemática de David Tall, pois acreditamos que esses alunos deixaram de usar características do mundo corporificado para usarem características do mundo simbólico sem entender tal transição. Resultados mostraram que a falta de características do mundo formal pode impedir que os alunos sejam bem-sucedidos até mesmo em situações com o subconstruto parte-todo, que é mais familiar a eles.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-04-27

Cómo citar

Freire, P. C., & Nogueira de Lima, R. (2019). Números racionais na forma fracionária: a influência de características formais. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(1), 37–51. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.10271
Loading...