ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11373

Resumen

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Diante disso, o presente texto tem por objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida com a participação de uma turma de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Taubaté-SP. A referida pesquisa verificou como os alunos lidam com tarefas de Geometria em aulas investigativas. A opção por atividade de cunho investigativo se deu por esta potencializar a participação do aluno e assim gerar uma maior possibilidade dele não ser guiado somente pelo “o que o professor deseja”, mas sim por sua própria curiosidade e usando ferramentas próprias para isso. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos por esse tipo de atividade e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos para responder às questões propostas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milena Charleaux, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Matemática pela Universiade Estadual Paulista

Antonio Carlos de Souza, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ensino de Ciêncisa e Matemática

Professor no Departamento de Matemática do Campus de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista

 

 

Publicado

2019-10-30

Cómo citar

Charleaux, M., & de Souza, A. C. (2019). ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(2), 89–103. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11373
Loading...