ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11373

Resumo

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Diante disso, o presente texto tem por objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida com a participação de uma turma de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Taubaté-SP. A referida pesquisa verificou como os alunos lidam com tarefas de Geometria em aulas investigativas. A opção por atividade de cunho investigativo se deu por esta potencializar a participação do aluno e assim gerar uma maior possibilidade dele não ser guiado somente pelo “o que o professor deseja”, mas sim por sua própria curiosidade e usando ferramentas próprias para isso. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos por esse tipo de atividade e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos para responder às questões propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Charleaux, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Matemática pela Universiade Estadual Paulista

Antonio Carlos de Souza, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ensino de Ciêncisa e Matemática

Professor no Departamento de Matemática do Campus de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista

 

 

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Charleaux, M., & de Souza, A. C. (2019). ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(2), 89–103. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11373
Loading...