Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12019Resumen
Apresentamos aqui a experiência da utilização de memes como tema central em uma sequência de aulas de matemática. A investigação tem como objetivo identificar potencialidades dos memes com viés matemático, que circulam nas redes sociais, enquanto recurso pedagógico e elemento motivador no ensino de Matemática. Como fonte da pesquisa, nos valemos de uma intervenção realizada com uma turma do 8º ano do ensino fundamental no município de Barra do Choça/Bahia, que apresentou resultados positivos e enriquecedores quanto a utilização de memes, para o ensino de matemática, possibilitando aos estudantes aguçar habilidades de interpretação, criar múltiplos caminhos como estratégias de resolução, além de tecer conjecturas e rememorar conhecimentos matemáticos com o objetivo de buscar possíveis soluções aos desafios propostos. Potencializando o raciocínio lógico matemático, bem como o pensamento algébrico dos estudantes, desse modo trazendo contribuições significativas para estudos no campo da Educação Matemática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |