A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar

A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar

Autores/as

  • Ana Chiummo Universidade paulista
  • Emilio Celso de Oliveira Universidade Paulista.
  • Flavio dos Santos Sapucaia Professor da Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12039

Resumen

Este artigo apresenta a relação essencial entre a História da Matemática e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação dos futuros professores. O objetivo é estudar como esta relação pode contribuir para construção e significação (ou re-significação) dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses futuros professores. A questão norteadora foi: qual a importância dos recursos didáticos, da História da Matemática e das TDIC na formação dos professores? A metodologia empregada para responder a essa questão foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do emprego didático da História da Matemática, bem como sua relação com as TDIC. A pesquisa realizada indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, posteriormente, utilize a História também como um recurso didático nos processos de ensino e aprendizagem, fazendo uso de práticas inovadoras. O estudo efetuado mostra que a experiência com situações didáticas que busquem a relação da História da Matemática e o uso das TDIC contribuem significativamente para formação do professor.

Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Formação de Professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Chiummo, Universidade paulista

Dra em Educação, Mestre em Educação Matemática, Lider do grupo de pesquisa da Unip na Formação de professores com  as tecenologias de informação e comunicação, Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da Cidade de São Paulo

Emilio Celso de Oliveira, Universidade Paulista.

Professor Doutor em Educação Matemática e professor da Universidade Paulista.

Flavio dos Santos Sapucaia, Professor da Universidade Paulista

Professor Doutor em Educação:Currículo e professor da Universidade Paulista.

Publicado

2020-09-18

Cómo citar

Chiummo, A., Oliveira, E. C. de, & Sapucaia, F. dos S. (2020). A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(2), 181–194. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12039

Número

Sección

Educação Matemática e Tecnologias Digitais
Loading...