Cenários inclusivos para aprendizagem envolvendo softwares acessíveis em dispositivos móveis

Cenários inclusivos para aprendizagem envolvendo softwares acessíveis em dispositivos móveis

Autores/as

  • Tula Rocha Morais Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Talita Salgado Faustino Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Universidade Anhanguera de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-0227-1253

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12048

Resumen

Este trabalho é resultado de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa Rumo à Educação Inclusiva, o qual investiga os processos de ensino e de aprendizagem matemática que envolvem cenários inclusivos. O objetivo desta pesquisa é identificar, nos cenários inclusivos, os aspectos favoráveis ao processo de ensino e de aprendizagem da matemática, envolvendo alunos “eficientemente diferentes”, mediado por jogos como xilofone, Scratch e The Calculator, acessíveis em dispositivos móveis. A fundamentação teórica é baseada nos trabalhos de Pappert (1985) sobre micromundo e construcionismo, Fernandes e Healy (2015) sobre cenários inclusivos e o termo “eficientemente diferentes”, Demo (2009), com suas pesquisas envolvendo aprendizagens e novas tecnologias, e Gonzáles (2002), que trata sobre educação e diversidade. Com relação aos procedimentos metodológicos, foi adotada a pesquisa bibliográfica, de modo a analisar três trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do referido grupo de pesquisa, que exploraram o uso de dispositivos móveis para o ensino aprendizagem da matemática, envolvendo alunos e professores da educação básica de turmas inclusivas. Os resultados encontrados indicam um grande envolvimento de alunos “eficientemente diferentes” em atividades mediadas por jogos digitais, assim como a promoção de cenários inclusivos por meio de jogos em dispositivos móveis que permitiram um trabalho diversificado, promovendo aprendizagem matemática significativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tula Rocha Morais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Universidade Anhanguera de São Paulo

Professora efetiva da Universidade Fderal dos Vales do Jequitinhoha e Mucuri, lotada no departemento de Ciências Exatas

Talita Salgado Faustino, Universidade Anhanguera de São Paulo

Professora da Educação Básica da Escola Pare Machado/ Belo Horizonte

Publicado

2020-04-22

Cómo citar

Morais, T. R., Faustino, T. S., & Fernandes, S. H. A. A. (2020). Cenários inclusivos para aprendizagem envolvendo softwares acessíveis em dispositivos móveis. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(1), 152–172. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12048

Número

Sección

Educação Matemática e Tecnologias Digitais
Loading...