Contribuições da produção de videoaulas na formação de professores de Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú

Contribuições da produção de videoaulas na formação de professores de Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú

Autores/as

  • Renata Alves Lopes Universidade Estadual Vale do Acaraú/Licenciada em Matemática https://orcid.org/0000-0002-8150-6622
  • Márcio Nascimento da Silva Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-3954-2726
  • Nilton José Neves Cordeiro Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-7342-6836

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12226

Resumen

O presente artigo apresenta possibilidades para produção de videoaulas na formação do professor de Matemática a partir das atividades realizadas no Grupo de Estudos Produção de Videoaulas, junto a discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), situada em Sobral, Ceará. O aporte teórico segue desde a inclusão das tecnologias em sala de aula, perpassa pela importância do vídeo na educação e chega à aprendizagem através da produção audiovisual por meio do desenvolvimento do grupo de estudos, com a análise das videoaulas produzidas e do que fora coletado através de entrevista semiestruturada. Notou-se que a produção de videoaulas pode se constituir como um recurso acessível e importante no processo de formação do professor e de aprendizagem de Matemática.

Palavras-chave: Ensino. TDIC. Vídeos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Alves Lopes, Universidade Estadual Vale do Acaraú/Licenciada em Matemática

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Márcio Nascimento da Silva, Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas

Graduado (2001) e mestre (2003) em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, é professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) desde 2005. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, formação de professores, uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Matemática e produção de audiovisuais para o ensino de Matemática. Foi coordenador de área do subprojeto de Matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) da UVA entre abril de 2010 e fevereiro de 2018 e atualmente é coordenador do Laboratório de Vídeos Didáticos (LAVID) do curso de Licenciatura em Matemática da UVA.

Nilton José Neves Cordeiro, Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas


   Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA    Mestre em Estatística - UFPE
Doutorando em Educação - UFPel

Publicado

2020-09-18

Cómo citar

Lopes, R. A., da Silva, M. N., & Neves Cordeiro, N. J. (2020). Contribuições da produção de videoaulas na formação de professores de Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(2), 144–162. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12226

Número

Sección

Educação Matemática e Tecnologias Digitais
Loading...