O estudo dos conceitos de retângulos na visão da modelagem matemática com o software Autocad

O estudo dos conceitos de retângulos na visão da modelagem matemática com o software Autocad

Autores/as

  • Denisson Almeida Novais Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Flaviana Silva Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12242

Resumen

O presente artigo, que é um recorte da dissertação de mestrado em Educação Matemática, tem como objetivo apresentar as contribuições que a Modelagem Matemática pode oferecer em relação à aprendizagem do conceito de área de quadriláteros tendo como suporte tecnológico o software AutoCad de 10 sujeitos que estudava no curso de Edificações e Informática em uma Instituição Federal do Sul da Bahia. A Metodologia dessa pesquisa perpassou por uma intervenção de ensino, composta por 11 encontros de 90 minutos cada, utilizando como referência as três fases da Modelagem Matemática proposta por Biembengut, definidas como: percepção e apreensão, compreensão e explicitação, significação e expressão. Para embasar o estudo, aborda-se as concepções de: Modelagem Matemática, proposta por Biembengut e Espiral de Aprendizagem, proposta por Valente.  A fim de atingir o objetivo da pesquisa, adotou-se como instrumentos de coletas de dados: os trabalhos realizados pelos alunos, desenhos papel/lápis e no software AutoCad; diário de campo e audiogravações. Os resultados evidenciaram que além da importância de buscar novos métodos para se atingir êxito no processo de ensino e aprendizagem, permitiu aos alunos explorarem os conceitos de Áreas de Quadriláteros, de maneira dinâmica, significativa e como autores atuantes no processo de aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-04-22

Cómo citar

Novais, D. A., & Silva, F. (2020). O estudo dos conceitos de retângulos na visão da modelagem matemática com o software Autocad. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(1), 268–289. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12242

Número

Sección

Educação Matemática e Tecnologias Digitais
Loading...