Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Luiz Otavio Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Maringá
  • Janaina Mulati Universidade Estadual de Maringá
  • Emilly Jolandek Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12245

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar se alunos dos anos finais do Ensino Fundamental percebem a necessidade de utilização de conhecimentos basilares da Educação na construção de um edifício no Minecraft Education. Este estudo de natureza quantiqualitativa, classifica-se como uma pesquisa explicativa. Para seu desenvolvimento, foi realizado um projeto com 36 discentes de um colégio particular da cidade de Maringá. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico contendo perguntas abertas, fechadas e tipo Likert de 5 pontos. Os resultados revelam que, a) O perfil dos alunos configura-se como nativos digitais ambientados as tecnologias digitais; b) O Minecraft Education tem grande aceitação pelos sujeitos da pesquisa, que o consideram interessante, divertido, legal e desafiador e c) 41,7% não identificaram a necessidade de conteúdos prévios depreendidos da Educação Básica para a construção no game, 5,5% não responderam e 52,8% consideram ter utilizados algum conteúdo na construção, destacando-se os advindos da disciplina de Matemática como: proporção, escala, perímetro e área. Por fim, revela-se que há possibilidades profícuas da utilização do Minecraft Education nos processos de ensino e aprendizagem, desde que acompanhado de objetivos bem definidos e orientação do professor para que não ocorra o jogar por jogar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estaudal de Maringá - PR.

Publicado

2020-04-22

Cómo citar

Mendes, L. O. R., Mulati, J., & Jolandek, E. (2020). Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(1), 290–309. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12245

Número

Sección

Educação Matemática e Tecnologias Digitais
Loading...