Tecnologias digitais móveis e metáforas: campos que se encontram em conceitos geométricos

Tecnologias digitais móveis e metáforas: campos que se encontram em conceitos geométricos

Autores/as

  • Marcos Paulo Henrique Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12349

Resumen

A construção conceitual é uma preocupação recorrente na pesquisa em educação científica e matemática. Este texto aborda uma discussão sobre a formação de conceitos no âmbito da ciência cognitiva e da cognição corporificada. Ilustra-se uma situação de ensino pautada nos conceitos de retas concorrentes, retas paralelas e retas transversais. A análise volta-se ao uso de metáforas em um ambiente de aprendizagem que potencializa a reflexão conceitual e o uso de smartphone em atividades de geometria. A implementação da atividade e a análise da escrita como forma de verbalizar cada conceito sugerem que em uma aula de matemática são possíveis novas formas de desenvolvimento conceitual, sobretudo por considerar que o pensamento dos sujeitos está cada vez mais impregnado pelas linguagens favorecidas pelas tecnologias digitais móveis. Os smartphones, em particular, reconfiguram o cenário e possibilitam o enriquecimento das interações e do campo imagético-metafórico no desenvolvimento de um conceito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-04-22

Cómo citar

Henrique, M. P., & Almeida Bairral, M. (2020). Tecnologias digitais móveis e metáforas: campos que se encontram em conceitos geométricos. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(1), 46–70. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12349

Número

Sección

Educação Matemática e Tecnologias Digitais
Loading...